SAC 3.0: A evolução do relacionamento entre marca e consumidor

Vamos conversar? Como está o relacionamento da sua empresa com o consumidor? Suas estratégias estão no caminho certo para um atendimento de sucesso? O novo perfil do consumidor está mudando significativamente a forma de atendimento ao cliente, que o tempo todo busca novas formas de corresponder suas expectativas.

Se você ainda não conhece esse serviço, o marketing digital pode te ajudar. Uma relação clara e precisa com o cliente, é uma relação de grande valor, quando quem consome seu produto ou serviço, utiliza porque realmente acredita. O atendimento nas mídias digitais evolui constantemente e é através dele, que muitos veem a qualidade do seu público.

O SAC 3.0 é o termo dado para esse serviço de atendimento que age diretamente com o que ocorre e envolve sua marca e com o que o consumidor diz e o que quer dizer, podendo ser positivo ou negativo. De qualquer modo, ambos os comentários agregam para um melhor e maior desempenho para atender suas necessidades.

O poder do SAC 3.0

O novo consumidor está mais antenado, digital, e, aliás, muito bem informado. É na mídia que ele compartilha suas experiências, suas opiniões, seleciona o que deseja ou não receber. São apenas alguns toques na tela e, ele pode compartilhar a mensagem para aqueles que fazem parte do seu grupo e para amigos de amigos.

Leia mais: Conheça o novo consumidor e saiba como sua empresa pode conquistá-lo

Diferente dos anos passados, quando o cliente poderia entrar em contato somente através do telefone, o SAC 3.0 age em multicanais, como mídias sociais, aplicativos e web site, para proporcionar um atendimento ao consumidor totalmente transparente.

Pioneiro no assunto, o Facebook é a rede mais usada do mundo com 1,55 bilhão de usuários. É a ferramenta que aproximou as marcas aos seus consumidores, possibilitou uma interação direta, sem termos técnicos e barreiras para acesso.

SAC 3.0: A evolução do relacionamento entre marca e consumidor
Fonte: Ingage – Digital Branding

Nesse âmbito, não economize em trabalhar com ferramentas que te levam diretamente ao consumidor. O WhatsApp ganha muito espaço nessa relação, pois além de ser um aplicativo gratuito, possibilita uma relação informal e dinâmica com o consumidor. Quanto mais conectados, melhor.

Leia mais: WhatsApp: relacionamento e resultados para sua empresa

Quando você realiza um bom atendimento nas redes sociais, obtém um feedback que contribui arduamente para conhecer cada ponto forte e fraco do seu cliente e consequentemente, para seus serviços e/ou produtos. Sanando dúvidas com respostas claras e relevantes, ele é protagonista na propagação da sua satisfação perante a rede amigos, o que acaba gerando pontos positivos para sua empresa e muitas vezes, revertendo uma situação negativa.

Hora de se adaptar! Realize um SAC 3.0 de sucesso

Nesse novo cenário, em que consumidores anseiam por respostas extremamente rápidas para suas dúvidas e reclamações, a internet desempenha um papel essencial.

As redes sociais são um meio eficaz e de baixo custo para estar junto com o consumidor em todas as situações. Um monitoramento que atenda toda demanda e estratégias que acertem em cheio, são fatores de sucesso do SAC 3.0.

Por trás de toda essa comunicação digital, é preciso ter uma equipe com estratégias eficazes e capazes de atender e responder a todas as demandas, criando laços de fidelidade e respeito com seus clientes. Caso contrário, o próprio cria um marketing negativo da sua empresa e pode afetar diretamente nas suas vendas.

Se a sua empresa ainda não faz parte dessa nova era ou não sabe como aderir a essa tendência, listamos em dois tópicos, algumas dicas para você se inserir:

Conheça seu produto/serviço

Um bom atendimento 3.0 é aquele que de uma forma simples, mantém uma interação direta com o cliente. Quanto maior for o nível de interação, mais fidelizado e satisfeito ele se sentirá.

Por isso, é imprescindível conhecer o seu produto dos pés a cabeça, é importantíssimo para todas as etapas até compra. Assim, o consumidor sente confiança no que está sendo oferecido e sente-se próximo. É preciso buscar atender todos, encontrar uma solução, independente do caso.

Mais respostas, mais engajamento

A agilidade para se posicionar e a precisão das respostas são fundamentais para um alto engajamento. Antes, para obter uma informação, esperava-se horas na linha. Hoje, em questão de minutos, você resolve todas as suas dúvidas.

Isso é vital para sua empresa avançar no mercado, e para acontecer de fato, você precisa ter uma equipe preparada que saiba aplicar as boas práticas na internet e administrar seus canais de relacionamento, pois um consumidor mal atendido não deixará passar batida, a má experiência.

SAC 3.0: A evolução do relacionamento entre marca e consumidor
Fonte: Endeavor Brasil

Equipe preparada? Próximo passo é estar atento as respostas concebidas. O consumidor valoriza muito (mesmo) a experiência de compra com a marca, e elaborar respostas de qualidade, equivale a inúmeros pontos positivos com ele.

Invista em monitoramento

Investir em plataformas de monitoramento é uma forma de você otimizar todos os chamados em um único lugar. Analisamos: o SAC começou com o 0800, seguido do e-mail e se expandiu com a tecnologia.

Leia mais: 7 motivos para usar o email marketing na sua estratégia de comunicação

O que pode ser melhor que uma ferramenta de gestão e automação, onde você pode acompanhar sua marca a qualquer momento? Pense bem, adotar um software capaz de gerar relatórios e filtrar todos os acontecimentos, dá a possibilidade para você ser cada vez mais assertivo no seu relacionamento com o consumidor.

Conclusão

Sua empresa já faz parte dessa mudança? Esse novo cenário está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, uma vez que o consumidor exigente quer atenção dobrada e gera influência direta na compra, nos preços, no processo de atendimento e no feedback.

unica_propaganda_ebook_5_motivios_para_micro_pequena_empresa_fazer_marketing_digital_destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *