Omnichannel: a estratégia das boas experiências

Compreender a jornada do consumidor é necessário para acertar em estratégias. Quando compreendemos as vontades, os gostos e até mesmo temos acesso a um pouco das características do nosso consumidor então já sabemos qual caminho escolheremos para conduzi-lo até a nossa marca. No Omnichannel, por exemplo, isso tudo é fundamental e ele é um caminho muito utilizado e certeiro.

Dentro da jornada, o foco do consumidor é conseguir solucionar seja um problema ou até saciar uma vontade ou um desejo de consumo. Para isso, ele precisará passar por alguma experiência válida e memorável de compra que o fará se sentir feliz não apenas pelo produto ou serviço adquirido, mas também por toda a trajetória que passou para consegui-lo.

O Omnichannel surge para proporcionar ainda mais essa ligação do consumidor com a marca, o que proporciona a chance de mantê-lo conectado com ela de diversas formas, em vários canais de comunicação, mas antes, é preciso entender de fato o que é o Omnichannel e como essa união de canais pode beneficiar a conversa entre a marca e o público que ela quer atingir.

Mas o que é de fato o Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia e tanto dentro da área da comunicação. Pelo fato de uma boa experiência contar muito na hora da decisão de compra do consumidor, levar o Omnichannel na prática é se surpreender com tudo o que pode ser feito através do mesmo. Imagine um mundo onde você tem todas as redes sociais da sua marca favorita e mais um site ou um meio de compra integrado a todas elas, incluindo loja física… Não é incrível? Sim!

Agora imagine isso tudo personalizado onde o vendedor da loja física, por exemplo, tem acesso a como fazer com que você se sinta único e especial na sua jornada de compra. Também, imagine cada canal com um tipo de comunicação, transmitindo uma mesma mensagem e carregando a essência da marca. Isso tudo é Omnichannel!

A ideia do Omnichannel é que cada meio de comunicação faça com que o consumidor viva uma experiência boa independentemente de qual meio escolheu para se comunicar ou comprar com a marca. É preciso fazer com que todos os canais proporcionem essa mesma sensação e grandes marcas atualmente utilizam do Omnichannel de diferentes formas, agregando aos seus clientes uma forma prática de obter produtos e/ou serviços que necessitam.

Omnichannel: a estratégia das boas experiências

Como alimentar o Omnichannel

Apesar de toda a magia que essa estratégia proporciona, é preciso levar em consideração alguns pontos para que ela funcione e gere resultados. Tudo inicia com um propósito alinhado entre as áreas on-line e off-line da marca. Isso auxilia no funcionamento da estratégia, assim não há espaços para conflitos entre um meio e outro, e tudo fica perfeitamente estabelecido com um mesmo objetivo.

Além disso, a experiência não pode parar! Ao estabelecer esse objetivo, ele deve estar presente em todos os setores da marca e etapas da jornada do consumidor. Portanto, um marketing estruturado e unificado evita ruídos na comunicação e facilita a compreensão da mensagem, incluindo ainda a unificação das plataformas tanto físicas, virtuais e mobiles.

Outro passo importante é o multi-toque presente nas plataformas utilizadas pela marca, ou seja, é necessário permitir ao consumidor que ele tenha fácil acesso a todos os canais de comunicação com apenas alguns cliques. Lembre-se que é ele quem tem o poder de tudo nessa estratégia, isto é, tudo precisa fazer parte da boa experiência dele.

Por último, mas não menos importante, quando falamos de alinhar todos os meios é algo muito sério. Imagine que você faz uma compra on-line e algum problema com a entrega acontece. Isso é um exemplo de meios que não estão 100% integrados, por isso, a logística aqui merece muita atenção, além de sempre ter em mente que o atendimento personalizado faz toda a diferença no Omnichannel também.

Leia mais: Consumo pós-pandemia: conheça as tendências

Omnichannel em ação

A união de todos os meios veio para entrar em ação! Aqui trazemos alguns exemplos de ações de Omnichannel conhecidas e utilizadas que geram resultados e aproximam cada vez mais o público da marca.

  • Ofereça ao seu público a opção de e-commerce para compra on-line, isso traz a ele a sensação de praticidade e comodidade.
  • Possibilite que o seu consumidor possa escolher entre entrega ou retirada do produto na loja, para que ele sinta que tem opções que mais condizem com seu estilo de vida.
  • Proporcione ao seu consumidor um atendimento que o faça se sentir único, possibilite que ele possa se cadastrar em suas páginas e forneça segurança na hora da captação dos dados.
  • Aplicativo é uma ótima opção! Ainda mais se nele conter várias informações úteis sobre a marca/loja e acesso fácil a outras plataformas, o consumidor sentirá com tudo em suas mãos!
  • E-mails marketing ou conteúdos enviados no WhatsApp são muito válidos, trazendo ainda mais a sensação de um atendimento personalizado, de acordo com o tipo de consumidor e seus gostos.

Omnichannel é fazer se sentir único

Ações de Omnichannel são importantes mas devem ser pensadas de acordo com o público e o tipo de serviço que a marca tem a oferecer, assim tudo irá fluir da melhor forma possível, possibilitando que o consumidor se sinta próximo e recebendo um atendimento feito só para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *