O que é o Snapchat e como usar na estratégia de marketing da minha empresa?

Você já ouviu falar do Snapchat mas ainda não sabe muito bem o que é e como funciona? Bom, você não está sozinho. Muita gente está na mesma situação que você.

Não se preocupe, o aplicativo nasceu em 2011 mas só caiu no gosto das marcas nos últimos anos e esta sendo utilizado no mercado de pequenas empresas só recentemente.

Neste post vamos mostrar o que é o Snapchat e as suas possibilidades de explorar essa novidade que vem crescendo de uma forma muito acelerada.

O que é o Snapchat?

O aplicativo do fantasminha é um dos mais baixados e utilizados nos últimos tempos. Os seus usuários realizam troca de fotos, vídeos, mensagens e até assistem a conferências em tempo real. Essas interações são chamadas de “snaps”.

Como funciona o Snapchat?

Um dos pontos que pode ser determinante no sucesso do aplicativo, é a questão de que as fotos e vídeos não ficam armazenadas em nenhum lugar, apenas disponíveis por um determinado tempo, oferecendo mais liberdade para os usuários.

O usuário compartilha fotos e vídeos e determina quantos segundos eles ficarão visíveis na tela dos seus contatos. Há duas formas de fazer isso: em modo privado para os contatos escolhidos ou compartilhado na “minha história” (espécie de timeline). As fotos e vídeos compartilhadas na “minha história, ficam disponíveis para serem visualizadas durante 24h.

Então, isso significa que quando você recebe um snap privado, existe um tempo limite para visualizá-lo na sua tela, determinado por quem enviou. E no feed dos seus contatos, você pode visualizar os snaps publicados durante 24h.

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem02

“A melhor maneira de alcançar pessoas de 13 a 34 anos”

É com essa frase que o Snapchat está vendendo os seus serviços de anúncios. Nas estatísticas abaixo podemos verificar que o público do aplicativo é jovem, porém em sua maioria de 18 a 34 anos, em contrapartida do que se fala que só adolescentes o utilizavam.
unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem03

Porque estar no Snapchat?

O Snapchat está entre as redes sociais que mais crescem nos últimos tempos. São mais de 100 milhões de usuários ativos por dia e quase 9 mil publicações por segundo. Se o seu público-alvo não está ativo lá hoje, existe uma grande chance de que esteja em um futuro próximo.

As marcas e os artistas

Além dos jovens, muitas marcas e artistas estão investindo o seu tempo no Snapchat, possibilitando aos fãs acompanhar a rotina dos seus ídolos e ver as marcas queridas em seu passo a passo na produção e até mesmo ter mais detalhes sobre os seus produtos e serviços.

Publicidade no Snapchat

Chamada de 3V (Vertical Video Views), a publicidade no Snapchat tem como diferencial de venda os vídeos verticais. O aplicativo mostra que esse formato é uma tendência por ser mais fácil de visualizar em dispositivos móveis, não precisando virar o aparelho de lado.

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem04

Na página de anúncios do Snapchat, eles mostram as três possibilidades de patrocínios: Discover, Live (histórias ao vivo) e Geofilters (filtros por localização).

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem05

No Discover são oferecidos conteúdos de diferentes meios de comunicação, reunindo artigos, notícias e até séries. É uma sessão direcionada para a “descoberta” de novos conteúdos que são alimentados diariamente pelos parceiros do Snapchat.

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem06

O Live tem a função de compartilhar acontecimentos, eventos, shows, desfiles, entre outras histórias ao vivo. São disponibilizados os melhores momentos dos eventos que são destaque no mundo.
unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem07

Os Geofilters são efeitos criados para que quando o usuário for fazer um snap, seja oferecido um filtro para adicionar conforme a sua localização. Como no exemplo abaixo: quando um usuário está em Las Vegas, pode adicionar o filtro “Vegas” na sua foto ou vídeo.

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem08

As marcas também podem entrar na brincadeira e criar filtros exclusivos, como o caso do McDonald’s que comprou filtros para quando os usuários estivessem em um dos seus restaurantes, pudessem personalizar o seu snap.

unica_propaganda_o_que_e_o_snapchat_e_como_posso_usar_na_minha_empresa_imagem09

É preciso ter timing para ter sucesso

Se você quer ser pioneiro, comece a utilizar já o Snapchat com a sua marca. Esse é o caminho para atingir seu público que está na nova plataforma. Experimente tirar uma foto da sua loja ou fazer um vídeo de um cliente satisfeito, ou até mesmo disponibilizar um promoções e um preview exclusivo de algum novo produto para os seguidores da sua marca no Snapchat.

Leia mais: eBook – Marketing Digital: o passo a passo completo para iniciantes

O Snapchat está aí para deixar as pessoas mais próximas e as marcas e consumidores também. O que podemos fazer é utilizar essa valiosa ferramenta para personalizar o nosso atendimento e oferecer um conteúdo realmente interessante, exclusivo e, principalmente, relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *