Google Analytics: o melhor amigo do seu site

Uma vez colocada em prática, uma estratégia de marketing precisa ser detalhadamente monitorada e analisada para os acertos e erros serem acompanhados. Como anda seu site? Seus acessos são satisfatórios? Suas landing pages e CTAs estão convertendo? Se você ficou no “mais ou menos”, esse artigo vai cair como uma luva para seu negócio.

Um sistema de monitoramento e de análise do tráfego que tornou-se aliado de tantos sites e empresas, é o Google Analytics. Extremamente poderoso, de simples e fácil operação, o Analytics demonstra detalhadamente tudo que acontece no seu site.

Google Analytics: o melhor amigo do seu site
Fonte: 5SELETO

Se depois dessa breve introdução sua resposta mudar e for não, saiba que está no caminho para conhecer uma plataforma carregada de dados úteis para gerenciar o seu site e crescer o seu negócio online com base em estratégias e insights gerados pelo Google Analytics.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um código de rastreamento que deve ser adicionado no código-fonte de todas as suas páginas e posts do site, para que assim ele possa monitorar as páginas e gerar os dados de acesso.

Para obter o código de rastreamento basta cadastrar o seu site no Google e depois adicionar o código gerado em suas páginas. Como é um trabalho técnico, nessa etapa é importante entrar em contato o desenvolvedor do seu site para que o processo seja feito da forma correta.

Muitas vezes, a análise de métricas de qualquer estratégia de marketing não é mensurada. Mesmo com resultados positivos, é um erro – que muitas vezes não é visto – não compreender esses resultados e assim mesmo, ir em busca de ampliá-los. Não importa se pequeno, todo dado torna-se relevante para melhorar e anunciar de forma ainda mais eficaz.

Leia mais: Google Marketing: indispensável para uma estratégia digital

O objetivo do Google Analytcs não gira em torno de contabilizar apenas o número de acessos diários e sim, a forma como esses usuários se envolvem com seu conteúdo ao navegar pelas páginas e seções do seu site.

Medir as estatísticas e dados do seu site é uma coisa tão importante que pelo menos uma vez por dia você deveria entrar no site do Google Analytics e verificar como os dados andam.

Dados revelados

Pera aí! Se você achou que ele apenas permite a você analisar dados e conversões está enganado. As informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem são explicitas. Separamos em três tópicos que você vai ver de forma mais claro o que essa ferramenta pode fazer por você e sua empresa.

Saiba quem são seus visitantes

Saber com fidelidade quem são seus visitantes, suas origens, e preferências se torna uma tarefa possível com o Analytics. As informações são tão relevantes que permitem que você conheça seu público e suas prioridades. Você pode aproximar sua marca do consumidor e andar na direção certa para coletar o máximo de dados para atender suas necessidades.

Leia mais: Conheça o novo consumidor e saiba como sua empresa pode conquistá-lo

Já falamos que o Analytics classifica as visitas de acordo com sua origem de tráfego, mas além dessa finalidade, a qualidade dessas visitas e, o mais importante, qual retorno cada fonte de tráfego trouxe à sua página fica evidente.

Dessa maneira, seu investimento em marketing digital sempre encontrará mais retorno porque podemos medir o ROI.

Google Analytics: o melhor amigo do seu site

Benefícios do Google Analytics

Análise do público-alvo

Com grandes marcas no mercado, a empresa precisa ser assertiva em oferecer ao seu consumidor conteúdo de qualidade, fazendo com que a experiência de compra o torne fiel a seu serviço. Nesse âmbito, é importantíssimo entender o comportamento do seu público. O Analytics torna possível essa análise e apresenta os dados ressaltantes como metas, origens de tráfego e número de visitantes que contribuem fortemente para um posicionamento frente a concorrência.

Leia mais: Quer melhores resultados? Conheça o marketing de conteúdo para empresas

SEO

Os dados do Search Engine Optimization(SEO) no Google Analytics apresenta informações valiosas em relação ao desempenho do seu tráfego de pesquisa orgânica. Todos os links patrocinados, keywords e sites de referências são levados em consideração com a análise do SEO.

Leia mais: O que é SEO?

Recursos

A internet vem abrindo muito espaço para sites, blogs e e-commerce e na era digital, analisar é primordial para as vendas serem positivas e sempre satisfazem. Nisso, os recursos do Google Analytics estão de bandeja na sua tela para serem utilizados.

São muitos os recursos e por isso ele é considerado como uma das ferramentas mais poderosas e primordiais no gerenciamento de negócios online. Veja algumas das informações que ele apresenta:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • As páginas mais acessadas do seu site
  • Comportamento do visitante dentro do site
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Conclusão

O Google Analytics é provavelmente a ferramenta de análise mais completa que você pode usar gratuitamente na Internet. Mesmo com tantos serviços de monitoramento no mercado, centenas de recursos que podem te ajudar a fazer mais negócios e melhorar a performance do seu site são encontrados nele.

E agora, sua visão mudou sobre o assunto? Investir nessa plataforma só vai trazer soluções para sua empresa.

Entre em contato conosco, podemos te ajudar a se destacar no mercado com seu site.

unica_propaganda_ebook_5_motivios_para_micro_pequena_empresa_fazer_marketing_digital_destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *