Geração de Leads: entenda o que é e como ganhar dinheiro com eles

Já ouviu falar na geração de leads? Vamos lá! É uma palavra muito famosa no mundo dos negócios digitais. Não importa qual seja a área de atuação, receber cadastro de pessoas interessadas no produto da sua empresa é um sonho.

O cliente ir até você, passar os dados e informar o que precisa parece um passe de mágica. O cenário perfeito para qualquer negócio. Não importa se é grande ou pequena, nova ou antiga, todas as empresas precisam se relacionar com pessoas.

O que deve ficar bem claro é que não existe nada de mágica neste processo, que chamamos de geração de leads. O que há por trás disso tudo é muito conhecimento, trabalho e expertise em tecnologia, marketing digital e vendas on-line.

Afinal, o que é geração de leads?

Resumidamente, geração de leads é quando o consumidor fornece informações de contato para uma empresa ou marca, com a intenção de compra ou interesse em obter mais informações. Os dados geralmente são e-mail, telefone e até detalhes sobre o perfil do potencial cliente.

Não se iluda pensando que todas as pessoas que preencherem o cadastro da sua empresa vão comprar os produtos. Também não pense que basta pedir para o sobrinho que mexe com computador ou filho de um amigo fazer um site que tudo estará resolvido. Resultado se obtém com conhecimento e experiência de mercado.

Leia mais: Quer melhores resultados? Conheça o marketing de conteúdo para empresas

Cinco dicas simples e práticas para a geração de leads

1. Defina quem é o público que pretende conquistar

Se tem algo que não funciona é jogar para todos os lados sem saber onde se quer chegar. Alguns profissionais da comunicação e do marketing não gostam da expressão público-alvo, mas neste caso ela resume muita coisa.

É preciso que você tenha clareza com que consumidor quer se comunicar ou que perfil de cliente pretende conquistar. Caso contrário, corre o risco de jogar fora todo o esforço da geração de conteúdo e o investimento em marketing.

2. Faça um conteúdo interessante para o seu público

O conteúdo tem um papel fundamental na geração de leads. Ele não gera vendas diretas, mas é a ponte entre a sua empresa e o potencial cliente, ou quem já se relaciona com você. Não adianta oferecer uma bicicleta para quem está interessado em informações sobre automóveis.

Um bom conteúdo, seja ele texto, vídeo ou imagem, vai aproximar o seu negócio dos potenciais clientes. Se você mostrar a solução para o que o consumidor precisa e busca, há grande chance de ele se tornar seu cliente.

Geração de leads

3. Esteja nos canais que seu público está

Qual é o melhor lugar para mostrar meu produto? Site, redes sociais, e-mail marketing, televisão, rádio ou impresso? A resposta é todos, ou depende. Em muitos casos uma mídia não exclui a outra, mas o principal é saber onde o público que você busca está.

4. Tenha um campo de cadastro bem elaborado.

Depois de atrair o público pela oferta de conteúdo que interesse a ele, é hora de começar o relacionamento. Independentemente de qual foi o canal de divulgação, é preciso disponibilizar um campo para que a pessoa forneça as informações básicas: e-mail e telefone.

Não precisa querer saber de toda a vida dela, mas e-mail, telefone, área de atuação e gênero podem ajudar a traçar um perfil. Lembre-se que a velocidade de conexão do seu site ou a apresentação gráfica do seu conteúdo ajudam bastante na geração de leads.

5. Não esqueça o novo lead no banco de dados.

Se o consumidor ou potencial cliente chegou até a sua página e lhe repassou os dados, é porque quer algo em troca. Isso não significa que seja comprar, pode ser interesse em receber novos conteúdos, por exemplo.

Não abandone a pessoa depois da geração do lead. Pode ser que ela não possa consumir o que você tem neste momento, mas poderá ser um cliente futuro. A venda começa na hora em que inicia o relacionamento entre a marca ou produto.

Entendeu o motivo da necessidade de orientações de profissionais no assunto, e o sobrinho que mexe com computador ou filho do amigo podem não ser a melhor escolha? É preciso entender de tecnologia, comportamento dos consumidores, marketing digital, Google e outras ferramentas.

Leia mais: Inbound Marketing

Um lead qualificado vale mais que 10 curiosos

Outro detalhe importante é entender que geração de leads não é sinônimo de vendas. Você pode chegar na sua empresa e ver que milhares de pessoas responderam o seu cadastro. Isso significa que são clientes? Claro que não.

Mais que o volume de leads gerados, importa a qualidade desses contatos. Adianta ter o contato de quem não tem dinheiro para pagar pelo seu produto? Resolve ter relacionamento com alguém que quer lhe fazer algumas perguntas pela internet para não pagar uma consulta ao médico?

Em alguns momentos até é bacana essa interação e ajuda na divulgação da marca ou na consolidação de imagem. Mas se o objetivo é ganhar dinheiro com a geração de leads, é preciso ser certeiro nas estratégias. Neste caso, programe outra atividade com o sobrinho que mexe com computador ou filho do amigo, e converse com um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *