Conheça o novo consumidor e saiba como sua empresa pode conquistá-lo

Você sabia que 46% da população brasileira já está conectada? Em termos de números, essa porcentagem equivale ser maior que a população da Alemanha. Esse é o perfil do novo consumidor brasileiro.

Imagine que você está a procura de um celular de determinada marca. Você sabe exatamente qual é o desejado, mas na hora da compra, a escolha é criteriosa. A quantidade de informações a qual você tem acesso abre um leque para que saiba onde o preço é melhor, a compra é mais segura e o produto ou serviço é de qualidade.

Atualmente, o consumidor está em processo de evolução. Encontramos um novo consumidor, que está mais atencioso, com mais expectativas, mais consciente e antenado.

Ele quer variedade, boas opções de crédito, nitidez na compra, e neste sentido, as exigências multiplicam-se fazendo com que as inovações no mercado, na forma de tratamento e venda, aumentem.

Separamos em 6 tópicos, premissas básicas para estar atento aos anseios do novo consumidor.

1 Conheça o novo consumidor

Na era da informação, o consumidor só precisa de acesso à internet para pesquisar a respeito das especificações dos produtos e comparar as marcas. A partir disso, as empresas devem buscar conhecer o novo público, sabendo suas preferências e desejos.

Essa base é fundamental para que as empresas atuem de modo que satisfaça as vontades desse público, e também de uma forma eficiente para direcionar suas ações, uma vez que ele exerce uma grande influência na imagem das marcas, podendo determinar o sucesso ou o declínio dela.

2 Informações claras e detalhadas

As informações têm se transmitido mais rapidamente por causa da internet e pelo número de opções disponíveis para as pessoas. O consumidor online possui um grande poder, ele determina qual informação quer receber e propagar, sua experiência com a marca e produto.

A clareza é fundamental para decisão de compra, ele quer comprar qualidade e durabilidade. Por isso é preciso manter um relacionamento frequente com os clientes e isso envolve conhecer o seu público a fundo e a transparência se torna pré-requisito.

3 Conteúdo atrativo

A oferta de conteúdo relevante irá ajudar a se destacar. Apostar na criação de materiais ricos que supere as expectativas do consumidor é uma boa estratégia. Produza um conteúdo de qualidade, que atinja as necessidades dele e satisfaça a busca. Quando você se destaca nesse contexto, sua marca amplia o número de visitantes e consequentemente, se torna mais conhecida e recomendada.

Leia mais: Quer melhores resultados? Conheça o marketing de conteúdo para empresas

4 Relação duradoura

A liberdade de escolha está cada vez maior e os consumidores têm a oportunidade de pesquisar e conhecer muito mais os produtos que desejam comprar. É preciso acompanhá-los e estar inserido no seu dia a dia, para mostrar que você tem a melhor informação e que consegue suprir a necessidade dele.

Criando uma relação estável, sua empresa poderá saber onde e como melhorar o conteúdo na divulgação seu produto ou serviço.

5 Experiências positivas

A ligação entre o mundo físico e o digital é cada vez mais presente nas estratégias. É inegável, estamos cada vez mais conectados! Já são 110 milhões de usuários em rede apenas no Brasil. O marketing digital, além de oferecer custo benefício para as empresas torna os objetivos alcançáveis através das mídias sociais. Temos levado ao cenário virtual muitas das relações do off-line, o hábito de realizar compras, naturalmente, é uma delas.

No off-line também conseguimos bons resultados através de ações de Live Marketing, que chama a atenção do público, fazendo com que ele sinta a marca, se envolva e através da experiência lembre e queira consumir o seu produto.

Leia mais: Live marketing: o novo marketing promocional

6 O novo marketing

Novas possibilidades, novas formas de interação e melhores resultados. Mais do que aguardar pelo conteúdo, o consumidor tornou-se produtor do conteúdo. Mais do que apenas comprar, quer valor. É isso que o leva a propagar sua experiência com a marca. A partir disso, investir nas ferramentas de marketing e inovar nesse meio, é estar no mesmo caminho que ele.

unica_propaganda_ebook_5_motivios_para_micro_pequena_empresa_fazer_marketing_digital_destaque

Essas seis dicas são apenas o início de uma transformação no perfil do novo consumidor. A evolução do comprador acompanha a velocidade das novas tecnologias e é imprescindível que sua empresa esteja atenta e preparada para qualquer novidade. Está mais que na hora que você ampliar sua marca e atender o novo consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *