Branding: a força do posicionamento de marca Raster

O que te faz acordar todos os dias e ir ao trabalho? Essa pergunta virou clichê, mas não é algo tão simples. Uma resposta sincera requer profundidade. Essa analogia cabe perfeitamente para falarmos sobre posicionamento de marca, que é uma das etapas do branding.

Trabalhar esses conceitos no mundo corporativo é um desafio, porque nem sempre o posicionamento de marca está claro à empresa. Todos queremos crescer e inovar, mas nem sempre sabemos como fazer e, principalmente, para quê.

É justamente nesta hora que o estudo de branding entra na jogada. Não se trata apenas de definir uma cor, marca, fontes ou tom de voz das campanhas. É um trabalho de conexões!

O branding é a ponte entre a história construída e o caminho que se pretende chegar. Mas você já parou para pensar onde quer chegar com seus negócios? Por que busca algo diferente? Como quer ser visto e lembrado no mercado?

Foram essas dúvidas que fizeram a Raster, especialista em gerenciamento de risco e gestão logística, se aproximar da Única Propaganda. O trabalho que iniciou há pouco mais de um ano, já traz resultados surpreendentes. Siga com a gente e inspire-se com essa história!

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Uma nova marca, uma nova empresa!

A frase acima define bem o momento vivido pela Raster depois do trabalho de branding. O CEO Andrei Téo diz que estava latente a necessidade de dar o próximo passo, já que depois de 16 anos de atividades a empresa queria transformação.

Andrei conta que estava claro para a Raster que, para seguir em frente, dependiam de ações internas e externas. “Tínhamos a necessidade de seguir em direção à grandeza, proximidade e inovação”, pontua.

Buscar um novo posicionamento de marca foi o que fez a Raster contratar o serviço de rebranding da Única Propaganda. “Uma nova marca traria uma nova força e encorajaria todos ao processo de mudança que era necessário”, destaca o CEO.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Como o posicionamento de marca ajuda o negócio

O novo jeito de mostrar, pensar e viver a Raster motivou o time de colaboradores a ver a empresa de um jeito diferente. “A nova cor, em especial, chamou muito a atenção, e isso gerou um grande engajamento. Fez as pessoas sentirem orgulho”, conta o diretor Comercial e de Marketing da Raster, Eduardo Oliveira de Souza.

E não foi apenas o time de colaboradores que começou a enxergar o novo posicionamento de marca. A maneira de mostrar a empresa pela comunicação, lidar com as personas e tratar os clientes tiveram um efeito renovador.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Empoderamento

O grande diferencial citado pelos gestores depois do rebranding foi o empoderamento. “Hoje, os colaboradores sentem orgulho de vestir a camisa da Raster. Inclusive há pessoas do país inteiro que nos pedem a camisa da Raster, porque ela representa tudo o que queríamos passar: modernidade, aproximação e grandiosidade”, relata.

O novo posicionamento de marca é que fez brotar essa percepção. A Raster já era grande, mas não era vista como a empresa que se tornou: disruptiva, tecnológica e aberta às parcerias.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Personalidade

A transformação também deu personalidade à marca. E é justamente assim que a Raster passou a ser vista pelos colaboradores seguradores, corretores, transportadoras e embarcadores. “A vinda da nova marca deu a coragem que faltava para dar o próximo passo”, opina Eduardo.

Visão de Futuro

O diretor de marketing ainda comenta que a própria empresa não conseguia enxergar o potencial que possui. Segundo ele, as equipes também não percebiam o quanto são diferenciadas no mercado. Realidade que mudou depois do rebranding.

Resumidamente, o novo posicionamento de marca mudou a forma de a empresa ser vista pelos colaboradores e pelo mercado. Foi uma transformação interna e externa. A maneira como a Raster passou a se comunicar e agir com os clientes foi definida depois de muito estudo.

Site, a vitrine de uma grande empresa

É muito comum a expressão de que o site de uma empresa equivale ao endereço de uma pessoa. Não tenha dúvidas que ele é o primeiro lugar que vão pensar quando precisam encontrar o seu negócio.

O site da Raster esteve no centro do processo de rebranding da empresa. O endereço eletrônico foi totalmente refeito, do ponto de vista técnico e visual. Afinal, uma empresa que tem clientes em todo o Mercosul precisa estar com a “casa” bem organizada para recebê-los.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Como começar o branding

Alinhamento de objetivos

O primeiro passo para ter sucesso no posicionamento de marca é saber como está e onde se pretende chegar. Este talvez seja um dos trabalhos mais delicados. Os resultados dependem diretamente de ser assertivo nesta fase inicial.

Na visão do diretor de Marketing, a forma como a Única Propaganda conduziu o rebranding da Raster fez toda a diferença. “Inicialmente ficamos em um grupo da diretoria, validando as ideias e os conceitos. Quando lançamos para todo o time de lideranças, isso trouxe um impacto muito grande, porque eram grandes mudanças”, lembra Eduardo.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Definição dos pilares

Nesta etapa está uma das etapas mais valiosas para o branding, que é o trabalho de imersão no negócio. A equipe da Única Propaganda mergulhou na rotina da Raster e fez muita pesquisa.

Foram inúmeras conversas, mas muitas mesmo, com diretoria, colaboradores e clientes. O resultado ancorou a definição dos pilares, que são: segurança, tecnologia e grandeza.

Os pilares da Raster é que nortearam a definição das personas e passaram a direcionar todo o trabalho de comunicação da empresa. Cada um deles tem estratégias específicas para a busca do objetivo principal.

O posicionamento de marca é decisivo para crescer

Que ser assertivo no posicionamento da marca é fundamental para crescer você já sabe. Mas como chegar a este ponto? Quanto tempo vou levar? Como terei que agir? Vai custar caro?

Certamente essas dúvidas devem estar pipocando em sua cabeça depois de ler esse texto. Comece escolhendo parceiros certos. A empresa que fará o branding precisa conversar a mesma língua que você.

Também é indispensável identificar o DNA da empresa ou negócio. Trata-se de valorizar as experiências e vivências de quem construiu a história trilhada até aqui. É um trabalho de afinidade, entendimento, valores e respeito. Isso é o que aproxima Raster e Única Propaganda.

Quer conhecer mais sobre os resultados do trabalho de posicionamento de marca? Converse com a gente! Somos preparados para lhe ajudar a dar o próximo passo rumo ao crescimento.

Branding: a força do posicionamento de marca Raster Branding: a força do posicionamento de marca Raster Branding: a força do posicionamento de marca Raster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *