A importância do relacionamento com o cliente e o VTEX Day 2017

Nos dias 30 e 31 de maio aconteceu em São Paulo (SP) o VTEX Day 2017, o maior evento de varejo multicanal da América Latina, que contou com a participação de dezenas de expositores e palestrantes, e recebeu mais de 100 mil pessoas.

A equipe Única também marcou presença entre os participantes para conhecer as novidades, previsões e tendências do segmento para este ano.

“Resolver o problema do cliente”, as palavras mais repetidas no VTEX Day 2017

O foco do evento estava na importância de as marcas construírem e manterem um relacionamento com seus consumidores para alcançar melhores resultados em vendas via internet.

Afinal, esse é um grande diferencial visto pelos clientes que fazem compras online, especialmente quando acontece um problema com o produto ou serviço adquirido. Eles querem ser bem atendidos e precisam que seu problema seja resolvido de forma simplificada.

Como cada interação com os clientes deve ser uma experiência positiva e marcante, resolver uma situação de conflito também é uma excelente oportunidade para encantá-los.

Leia mais: Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

Uma perspectiva positiva para o e-commerce

Estima-se que em 2017 o comércio eletrônico brasileiro movimentará R$60 bilhões, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, uma previsão bastante otimista, que mostra a capacidade de crescimento do setor mesmo em meio à crise.

As marcas brasileiras que têm investido esforços significativos em canais de vendas digitais têm sido recompensadas com resultados bastante positivos. De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce cresceu mais de 7% no ano passado. No primeiro trimestre deste ano já teve uma alta de 25,9% em comparação com o mesmo período em 2016, conforme relatório da Spending Pulse da Mastercard.

Grandes cases de lojas virtuais

Entre os cases vistos no evento estava o da C&A, apresentado por Paulo Correa Junior, presidente da rede. Em sua palestra, com o tema Teoria x Prática do Omnichannel, ele falou que uma empresa não deve focar na venda de produtos, mas sim no atendimento. Tanto que um dos serviços oferecidos em sua loja virtual é o Click Collection, que permite ao consumidor fazer a compra na loja virtual e optar por retirar o produto em uma das lojas físicas.

Segundo o presidente, 1/3 das pessoas que retiram seu produto na loja acabam realizando compras extras. Esse é o formato em que a C&A apostou para integrar e-commerce com o estoque de suas lojas físicas.

Construa um relacionamento com seus consumidores

As pessoas compram sua marca quando têm confiança nela. Para conquistar isso, é preciso explorar a experiência com o cliente, construindo um relacionamento, que pode ser trabalhado e fortalecido por diversos meios. Algumas dicas vistas no VTEX Day 2017 foram:

  • Tenha um blog com conteúdo relevante, pois quando a empresa se apresenta como uma autoridade no assunto ela constrói uma imagem de confiança.
  • Invista no RD Station, a ferramenta que permite ter uma visão geral dos prospectos e clientes em diversas etapas de relacionamento com a marca.
  • Crie seu próprio banco de e-mails, planejando o e-mail certo a ser enviado a cada pessoa, de acordo com a etapa em que ela está no funil de vendas.
  • Esteja presente em um marketplace, pois expor seus produtos em sites que já possuem um nome forte no mercado e, consequentemente, alto tráfego de visitantes ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca com um baixo investimento.
  • Crie pop-ups animados, que chamam mais a atenção e, assim, ajudam a vender mais.
  • Explore os questionários em seus conteúdos para ativar cadastros. Fazer perguntas diretamente para seu cliente mostra que você se importa, que quer se propor a resolver exatamente o que ele precisa.
  • Crie webinars, isso permite conquistar novos cadastros.
  • Ofereça cupons de desconto para quem comprar e indicar seu produto ou serviço para outras pessoas.

Quanto mais personalizado, melhor

Os clientes podem ser surpreendidos em qualquer interação com a marca. Por isso é importante que todos os colaboradores de uma empresa a admirem, amem o que fazem e trabalhem felizes. Afinal, cada funcionário tem seu papel no encantamento de clientes.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre por que pode ser interessante para sua marca investir em um e-commerce? Baixe nosso e-book com os 9 motivos para possuir um e-commerce.