Instagram Stories: como usar esse recurso

Estamos em uma época em que o avanço da tecnologia acontece com muita rapidez. Novas funcionalidades são lançadas e colocadas em prática diariamente, todas visando um único objetivo: engajamento.

Com mais de 700 milhões de usuários, o Instagram é uma das redes favoritas para compartilhar fotos e momentos. Pensando nesses compartilhamentos, em agosto do ano passado o Instagram lançou o “Instagram Stories”, uma ferramenta com características semelhantes ao Snapchat, que possibilita a postagem de fotos, vídeos e boomerangs, recurso lançado pelo Instagram que transforma fotos em vídeos animados com caráter vai e volta. Isso possibilitou a contagem de histórias de forma mais efêmera, sem limite de quantidade, e elas ficam disponíveis por 24 horas.

Além de servir como uma ferramenta de entretenimento, o Instagram Stories é alvo de estratégias de marketing digital e está apresentando crescentes resultados. Saiba a seguir por que e como utilizar o Instagram Stories em suas estratégias de marketing digital.

Instagram Stories como estratégia digital

Nós sabemos: as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. Seja no lazer ou trabalho, o tempo todo uma nova mensagem impacta e pode mudar o pensamento de alguém. O nome disso? Estratégia.

Instagram Stories: como usar este novo recurso
Fonte: Facebook Business

Marcas que já utilizam o Instagram para promover seu negócio têm uma carta na manga com a inserção do Stories, uma vez que esse recurso aumenta de forma significativa o engajamento do conteúdo e também abre um leque de possibilidades para ter um relacionamento ainda mais profundo com os seguidores.

Leia mais: Quer melhores resultados? Conheça o marketing de conteúdo para empresas

O Instagram possui um índice de alcance muito maior perante as outras redes sociais, tornando-se uma fonte valiosa para levar mais visitas ao seu perfil e, consequentemente, tornar sua empresa mais conhecida.

Todo conteúdo, quanto mais real aparentar ser, mais tende a conversar na mesma língua do seu público. As pessoas buscam conteúdos que façam referência aos seus dias, que mostrem a elas que é rentável adquirir e usufruir aquilo. Entregue isso a elas com uma boa estratégia.

Instagram Stories x Snapchat

Criado há 5 anos para que seus usuários pudessem compartilhar os pequenos momentos de sua vida em fotos e vídeos, o Snapchat apresentou um sucesso tão grande que fez com que o Instagram se modernizasse para integrar essa possibilidade. Após a chegada do Stories ao Instagram, pesquisas apontam que o uso do Snapchat caiu 40%.

Leia mais: O que é o Snapchat e como usar na estratégia de marketing da minha empresa?

Comparando as duas plataformas, elas permitem funções semelhantes:

  • Aplicar filtros;
  • Capturar fotos e vídeos instantâneos;
  • Salvar histórias publicadas;
  • Enviar mensagem por direct.

O que coloca o Instagram Stories à frente é: a duração de vídeo, com 40 segundos disponíveis contra 10 segundos do Snapchat, além da opção de exibição, uma vez que ele mantém o conteúdo no feed com base no algoritmo e o Snapchat agrupa por ordem cronológica.
Instagram Stories: como usar este novo recurso

O conteúdo patrocinado está disponível para as duas extensões. Porém, somente o Instagram Stories apresenta a opção de métricas para o conteúdo publicado.

Recursos e benefícios

Além de manter suas publicações no topo, o Instagram Stories possui outros recursos relevantes: permite a marcação de pessoas e marcas a partir do usuário mencionado e o perfil recebe notificação sobre a menção, transmissão ao vivo Live Stories, uso de hashtags para mensuração do conteúdo, publicação de bommerangs e aplicação de filtros nas fotos, sejam eles de efeito ou animados.

Outra possibilidade recente e muito interessante é a opção de adicionar links aos conteúdos publicados. Isso permite que as pessoas possam conhecer mais a respeito do assunto.

Métricas para Instagram Stories

Recentemente o Instagram liberou a possibilidade de anúncios patrocinados e também insights para seu Stories. Com essa novidade, as empresas têm a oportunidade de, além de mensurar seu perfil, analisar os resultados positivos e negativos:

  • Reach (alcance): número de pessoas que viram a publicação;
  • Impressions (impressões): quantas vezes a publicação foi visualizada;
  • Replys (respostas): quantidade de respostas que o perfil recebeu naquela Storie;
  • Exits (saídas): número de rejeições ao conteúdo ou quantas pessoas desistiram de continuar na Storie da marca naquele conteúdo específico.

Fonte: Marketing de conteúdo

Conclusão

Com as constantes mudanças no mercado, é imprescindível que as empresas fiquem de olho nas plataformas digitais disponíveis. Para quem já usa o Instagram, aproveitar todas as suas ferramentas disponíveis pode trazer resultados significativos nas vendas. Quem ainda não trabalha com esse aplicativo deve analisar se ele é benéfico para sua estratégia digital.

O que você acha dessa nova função do Instagram? Quer saber como adicioná-la à sua estratégia digital? Entre em contato com a Única para ajudarmos a tornar a sua marca ainda mais conhecida.