APAS Show 2017 e as novas formas de se relacionar com o cliente

Conhecida mundialmente como a maior feira supermercadista, a APAS Show 2017 mostrou, mais uma vez, por que é dona desse título. Com quase 700 expositores, sendo 170 internacionais, mais de 70 mil pessoas aproveitaram o evento para se atualizar, trocar ideias com os maiores expositores do segmento e fechar novos negócios.

“Empoderamento”, o tema da APAS Show 2017

“Empoderamento, o jogo virou”. Mais do que nunca, quem dá as cartas agora é o consumidor. Mas como em todo jogo da vida, a maioria dos seres humanos, mesmo com o poder de decisão nas mãos, quer e necessita de alguém que o ajude a escolher o melhor caminho, o melhor produto, o melhor serviço. E aí entra a ação de aproximação das empresas. Quem conseguir se adaptar rapidamente a esse novo comportamento do consumidor, se aproximar e se relacionar pelo canal que ele gosta de se comunicar, estará à frente.

E a equipe da Única marcou presença no APAS Show 2017 junto a seu cliente Caitá para conferir todas as novidades e tendências do setor.

O novo relacionamento entre a empresa e o consumidor

Antes, as empresas iam atrás dos clientes. Agora, elas atuam em um novo modelo de negócio: fazer eles irem até elas, buscando aproximação ao se relacionar com eles por meio dos canais que esses clientes (e também possíveis clientes) gostam.

Leia mais: Conheça o novo consumidor e saiba como sua empresa pode conquistá-lo

Os clientes buscam novas experiências

Em um período em que os consumidores estão menos fiéis, o desafio de alcançar essas pessoas equiparou-se para pequenas e grandes empresas. Hoje, ganha valor de marca as organizações que visam compreender seu público e que investem nesse relacionamento com ele.

Stand na feira APAS Show 2017.

Hugo Rodrigues, presidente da agência Publics, falou em sua palestra sobre a necessidade de fidelizar clientes usuais e buscar atrair novos consumidores. “Não se trata de oferecer ofertas, pois o consumidor quer soluções”, disse o presidente.

A reorganização dos supermercados

Diversas experiências, pesquisas e análises de mercado foram abordadas por Cristina Lopes, CEO da Evolution Consulting, Walquyria Majeveski, COO da Hortifruti, e Bruna Fallani, líder de Shopper&ConsumerPractice da Nielsen.

O objetivo dessas palestras era inspirar e ajudar os donos de supermercados e seus colaboradores a ajustarem os estabelecimentos de acordo com a lógica de seu público-alvo. Destacaram que para a aplicação dessa reorganização, é necessário estudar o consumidor e atender logisticamente às suas necessidades e exigências, e ressaltaram até mesmo os resultados que tiveram com isso.

Na Hortifruti, por exemplo, essa reorganização resultou em aumentos significativos em diferentes categorias, como 16% em hortifrúti, 59% em orgânicos, 58% em processados, 44% em carnes, 84% em peixaria e 168% no aumento das vendas em produtos de padaria.

Outros grandes nomes dentre os palestrantes

Em meio às atrações da feira APAS Show 2017 estavam, ainda, outros importantes profissionais da área. Um deles era Abílio Diniz, presidente dos conselhos de administração da BRF, que destacou a importância de uma empresa contar com colaboradores que fazem a diferença.

Abílio Diniz durante palestra no APAS Show 2017.

Outro destaque foi a participação de Eduardo Gouveia, presidente da Cielo, com sua palestra “As vantagens do empoderamento da equipe”. A importância da força do líder junto à equipe, bem como a liberdade de expressão e a autonomia para o trabalhador foram pontos citados como fundamentais para promover o comprometimento do empregado com o contratante.

Hugo Rodrigues, presidente da agência Publics, falou também sobre a necessidade de melhorar o relacionamento com os consumidores via Facebook. Os conteúdos precisam ser mais atrativos para fazerem o público ter mais vontade de interagir com a marca.

Leia mais: Quer melhores resultados? Conheça o marketing de conteúdo para empresas

Com as inúmeras possibilidades que a internet nos oferece, a publicidade tradicional tornou-se mais barata, o que pode ser uma ótima oportunidade num período em que as empresas ainda enfrentam as consequências da crise econômica.

Quatro dias de muita informação e tendências

Ainda tivemos a oportunidade de acompanhar as palestras de João Dória, o prefeito de São Paulo, que falou sobre sua forma de inovar na gestão pública com o apoio do setor privado para investir em várias áreas, como saúde, educação, habitação e mobilidade urbana.

O advogado, jornalista e professor universitário Clóvis de Barros Filho destacou a felicidade, o amor e a ética como pilares do empoderamento. Explicou que oferecer esse empoderamento e autonomia aos colaboradores, com foco no desenvolvimento de cada um, é essencial para motivar a equipe. E que é essa motivação que gera resultados cada vez melhores.

Poder acompanhar todo esse conteúdo foi um grande aprendizado. Com certeza já está inspirando o time Única a ter muitas ideias para nossos clientes e também para nós.

Quer aproveitar para se atualizar sobre as novas possibilidades oferecidas pelo marketing digital? Baixe nosso e-book grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *